Etapas para Criar uma História de Soluções

  1. Identifique um problema ou um tópico relevante (p. ex., mudança climática, segurança pública, baixas taxas de conclusão dos estudos).
  2. Pergunte a si mesmo: O que está faltando na conversa pública? Existe uma falta de conscientização sobre o problema? Existe alguma consciência, mas falta de indignação?” Nesse caso, o jornalismo tradicional que expõe o problema pode ser o melhor caminho. Mas se as lacunas da conversa pública incluírem “O que poderia ser feito sobre isso? Quem está fazendo um trabalho melhor ao lidar com esse problema? ”, então a história é uma boa candidata para uma investigação no âmbito do jornalismo de soluções.
  1. Comece a procurar exemplos para histórias de jornalismo de soluções. “Existem lugares que se saíram melhor do que a média? Existem respostas dignas de nota para o problema?” Veja nossas dicas na seção “Como encontro uma história orientada a soluções“ para guiá-lo.
  1. Selecione uma história a ser destacada usando o julgamento do jornalismo convencional. Você pode usar nossos cinco critérios e a seção “Como examino uma história orientada para soluções?“ para ajudar a pensar sobre isso. Lembre-se: “Há evidências de sucesso? A evidência é verossímil? É um caso único ou existem lições das quais outros poderiam se beneficiar? Se a história estiver acontecendo fora da sua comunidade, você pode atribuir relevância local estruturando-a como algo que sua comunidade precisa saber?”
  1. Relate a história. Use nossos recursos: “Como conduzo uma entrevista orientada a soluções?“ e “Como estruturo uma história de jornalismo de soluções?“ para isso. Se houver várias respostas operando de maneiras diferentes, a história pode ser uma candidata para uma série maior sobre o assunto.
  2. Em algum momento deste processo, você vai querer entrar em contato com um editor. Se você trabalha em uma redação, provavelmente desenvolverá essas ideias com um editor. Se você é freelancer, consulte nosso recurso: “Como lanço uma história orientada para soluções?“
  1. Depois que sua história for publicada, pense em promovê-la e interagir com seus leitores/ouvintes/espectadores.

ANOTE AÍ!

Essas etapas podem ocorrer em uma ordem diferente, dependendo de como você recebe as informações. Você pode ouvir sobre uma solução promissora primeiro e depois buscar respaldo para descobrir a extensão do problema subjacente. Você pode ouvir sobre uma cidade/município que contraria uma tendência específica e depois aprender como isso foi feito. Ou você pode ouvir primeiro sobre um problema e depois correr atrás para descobrir uma resposta existente. É possível também conversar com um editor muito antes do momento que indicamos.

“Siga suas perguntas. Toda história que já contei realmente vem de um lugar. O que me deixa curiosa? No que estou interessada? O que me parece estranho? Sobre o que eu quero saber? É isso. É aí que você começa. O que é intrigante para você? O que parece ser um problema gritante ou uma área que ninguém explorou? Esse é o primeiro lugar para procurar. O jornalismo de soluções está apenas contando uma história mais ampla. Preencha o outro lado. Qual é o problema...“

Claudia Rowe portrait
Claudia Rowe
The Seattle Times