Jornalismo de Soluções no seu Fluxo de Trabalho?

Você está pronto para trazer o jornalismo de soluções para a redação de uma forma sustentada? Aqui estão algumas das melhores práticas obtidas nas colaborações da Solutions Journalism Network com as redações:

Antecipe e evite equívocos

Para muitos jornalistas, a ideia do jornalismo de soluções repercute imediatamente. Mas alguns estão confusos com a abordagem, ou até mesmo com o termo “jornalismo de soluções”, pois se preocupam com o fato de parecer defesa, factóides ou "boas novas". Alguns simplesmente ficam desconfortáveis ao tentar algo novo.

O Laboratório de Aprendizagem de SJN deve preparar você para afastar esses equívocos sobre o jornalismo de soluções. Para obter mais informações, visite o nosso rastreador de histórias de soluções _ Solutions Story Tracker _ ou inscreva-se em uma oficina presencial em sua redação.

Esteja preparado para reexaminar suas prioridades de cobertura

Problemas gritam; soluções sussurram. Muitas histórias orientadas por problemas – acidentes aéreos, tiroteios policiais, epidemias de doenças e até o rompimento de um encanamento de água – acontecem na sua frente; elas necessitam de cobertura. Muitas vezes, é fácil encontrar aspas para elas. As histórias orientadas para soluções, por outro lado, raramente são notícias de última hora (embora possam ser contadas como suítes das notícias de última hora). Como ocorre em muitas reportagens de negócios, é provável que as respostas que valem uma matéria não tenham cobertura, a menos que os repórteres apareçam deliberadamente e as investiguem.

Para os editores interessados em jornalismo de soluções, a questão é quando investir recursos escassos da redação nessas histórias. Em última análise, significa considerar as perguntas: “Quais são as histórias mais relevantes e valiosas que podemos mostrar para o nosso público?”; “O que está faltando na conversa pública?”; “E que histórias estamos mostrando apenas porque sempre as contamos?”

As pressões por recursos no jornalismo hoje estão levando muitos editores a repensarem as principais premissas sobre as necessidades de cobertura. Em termos práticos, isso talvez signifique fazer perguntas como: “Temos que cobrir a reunião do conselho escolar (de novo)” – ou é melhor nosso repórter dedicar o tempo para examinar como as escolas estão mudando sua abordagem disciplinar?” Ou “Precisamos focar nos últimos tiroteios locais – ou devemos enviar nosso repórter para uma cidade próxima que tenha uma abordagem que parece eficaz em reduzir a violência armada?”

Busque influenciadores

Identifique editores ou escritores que possam incentivar os colegas a perguntar sistematicamente: “Existe um ângulo que envolve solução nesta história? Quem está fazendo melhor?" Encontre pessoas que tenham forte interesse em trazer o jornalismo de soluções para a redação. Peça a elas para manter o ritmo, mesmo em meio à redução dos prazos diários. Se possível, designe campeões em diferentes mesas para fazer regularmente essas perguntas. Com o tempo, à medida que os repórteres adquirem experiência com o jornalismo de soluções, essa resposta se torna automática. Os repórteres começam a fazer de forma instintiva perguntas que não faziam antes e, naturalmente, tornam-se parceiros nesta abordagem ou mentores de outros.

Proponha uma história ou série

É sempre bom ter em mente algumas ideias de histórias relevantes e factíveis ao apresentar o jornalismo de soluções à equipe da redação. Idealmente, essas ideias devem iluminar o potencial do jornalismo de soluções para construir ou refinar áreas prioritárias de cobertura. A ideia é mover a discussão do hipotético para o operacional – de "Devemos fazer jornalismo de soluções?" para "Que tal esta história?". Explique como uma história preenche uma lacuna importante na sua cobertura. Em seguida, pergunte: “Quem trabalhará nisso? Qual é o plano de mídia social?” Incentive os jornalistas a apresentarem histórias orientadas a soluções, mas não espere até lá para começar.

Procure brechas

À medida que as notícias são divulgadas, os repórteres chegam até você com ideias e, conforme os planos de cobertura se desvelarem nas reuniões de pauta diárias, esteja atento às oportunidades de trazer o foco de soluções à cobertura. A pergunta simples "Existe uma perspectiva de solução aqui?" pode rapidamente transformar uma conversa editorial em uma estratégia de notícias mais rica e produtiva.

Defina metas específicas

Como editor, a maneira mais fácil de integrar soluções à sua cobertura é pedir aos repórteres que façam isso e dar tempo a eles. Seja explícito sobre o que você gostaria de ver. Talvez seja pelo menos uma história orientada por soluções a cada mês, ou talvez todo repórter deva incluir a pergunta: "Quem está fazendo isso melhor?" em uma investigação.

Incentive a busca da qualidade na reportagem de soluções

Os editores podem apoiar ainda mais essa prática premiando repórteres que produzem jornalismo de soluções de qualidade. As recompensas podem ser simplesmente um parabéns por um trabalho bem-feito, uma matéria na primeira página ou o reconhecimento profissional dentro da redação de jornalistas que ajudam outras pessoas a ver maneiras criativas de se libertar dos velhos hábitos de reportagem. Às vezes, as associações de imprensa e outras organizações do jornalismo realizam premiações: a série “Seeking Safety”, do The Fayetteville Observer, ganhou o primeiro lugar no concurso anual da North Carolina Press Association na categoria de reportagem de negócios. E “Education Lab” (Laboratório de Educação) do Seattle Times ganhou o prêmio inaugural de Excelência em Jornalismo da Associated Press Media Editors pelo engajamento da comunidade.

ANOTE AÍ!

Nada neste curso tem o objetivo de fazer com que isso pareça fácil. Promover mudanças organizacionais é notoriamente difícil. Revistas acadêmicas inteiras são dedicadas a tentar entender por que as pessoas resistem a mudanças. Acrescente isso a um ambiente de notícias turbulento, às vezes com crenças rígidas sobre o papel dos jornalistas e a pressão constante do tempo, e será fácil perceber por que é difícil promover mudanças modestas nas práticas das redações. Mas, munido de seu novo conhecimento, você está bem equipado para começar a construir uma prática robusta de soluções em sua redação.